Aneel estuda alterações propostas para Usina de Jirau

Projeto com alterações foi entregue nesta quarta ao governo federalA área técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está analisando as mudanças propostas pela empresa Energia Sustentável do Brasil (Enersus) para a construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia. O projeto com as alterações foi entregue nesta quarta, dia 13, no protocolo da Agência.

O presidente da Enersus, Victor Paranhos, e o presidente da Aneel, Jerson Kelman, se encontraram para falar sobre as mudanças.

De acordo com a Energia Sustentável do Brasil, que reúne as empresas Suez, Camargo Corrêa, Eletrosul e Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), as alterações possibilitarão economia de R$ 1 bilhão no projeto, que tem custo estimado de R$ 8,7 bilhões. A Enersus venceu o leilão de Jirau e é a responsável pela construção da usina.

A principal mudança é a realocação da barragem em 9,2 quilômetros de distância do ponto original, o que, segundo o consórcio, permitirá que sejam feitas menos escavações, diminuindo os impactos ambientais e os custos, além de antecipar o cronograma da obra.

Segundo a assessoria de imprensa, a Aneel não tem prazo estipulado para dar parecer sobre as alterações. O projeto também tem que ser analisado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente de dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que também estuda um pedido da Enersus para a concessão de uma licença de instalação específica para o canteiro de obras da usina.