Analistas veem área de soja menor na safra 15/16

Custos de produção maiores, dificuldades na obtenção de crédito e preços podem ser fatores para redução. Safra norte-americana também pode impactar.A safra de soja deste ano pode sofrer uma redução da área plantada. Alguns especialistas acreditam que os custos de produção maiores, dificuldades na obtenção de crédito e preços abaixo do ideal estão entre os motivos para uma eventual queda. Outros, porém, acham que a possível redução irá depender do desempenho da safra norte-americana.

Fonte: Augusto Marques/Arquivo Pessoal

– Os preços não estão tão competitivos quanto no ano passado, há uma incerteza grande em relação ao desempenho da economia brasileira, ao desempenho dos preços internacionais da soja em 2015 e 2016. Portanto, este ano é um ano de menor otimismo e eu não descarto a hipótese de que haja alguma redução sim da área plantada em 2015, afirmou o economista Fábio Silveira.

Já o analista de mercado Fernando Pimentel acha que a possível redução vai depender da safra norte-americana.

– Se a safra americana for razoavelmente alta e os preços se nivelarem em um patamar relativamente baixo, essas áreas possam ser, eventualmente, se ainda não foi comprado o insumo e tal, possam ser devolvidas, contratualmente. Mas são questões pontuais.

O economista Julio César Insaurralde acredita que o cenário também é agravado pela dificuldade do produtor na obtenção crédito.

“Ele precisa ter um ambiente de negócios propício a isso, um ambiente de negócios que também o governo tem que propiciar, especialmente em acesso ao financiamento, taxas de juros baixas, prazos maiores, carências maiores, isso vai permitir a ele não só se programar, em termos de safras futuras, mas também vai permitir a ele cada vez mais incorporar inovação e tecnologia nas suas atividades”, afirmou o economista.

Veja nos Sete desafios da Soja analistas que acreditam que a área plantada pode ser aumentada.