Americanos terão segunda geração de soja transgênica na próxima safra

Produtividade média deve superar a do Brasil, que poderá ter a nova tecnologia apenas em 2013Produtores de soja dos Estados Unidos terão à disposição a partir da próxima safra a chamada Geração 2 do grão geneticamente modificado. A nova tecnologia promete aumentar a produtividade da lavoura entre 7% e 11%.

Na safra passada, a produtividade média da safra norte-americana foi de 2,7 toneladas por hectare. A do Brasil ficou em 2,8 toneladas por hectare. Com a aplicação da nova variedade, a produção de soja dos Estados Unidos deve superar a média brasileira, chegando a 2,9 toneladas por hectare.

De acordo com o diretor-geral de Negócios Internacional da empresa responsável pelo desenvolvimento da nova tecnologia, a nova soja transgênica deve atrair produtores americanos. Quase toda a produção daquele país é geneticamente modificada. A multinacional deve investir, só neste ano, cerca de US$ 800 milhões em pesquisa.

A segunda geração de soja transgênica deve chegar ao Brasil apenas em 2013, caso seja aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).