Americanos querem liberar caçada de javalis com balões de ar

Atualmente, os animais causam prejuízos de mais R$ 120 milhões no Texas todos os anos

Fonte: Divulgação/Pixabay

Problema no Brasil, os javalis são uma verdadeira praga nos Estados Unidos, principalmente no Texas. Só no estado norte-americano, estima-se que existe uma população de dois milhões de animais da espécie. Com isso, as medidas para o controle são ainda mais complexas. Agora, os locais querem liberar a caça com balões de ar. 

Atualmente, os javalis causam prejuízos de mais R$ 120 milhões no Texas todos os anos. E a população não para de crescer. Em 2011, o comissário de agricultura do estado liberou a caça com helicóptero. A tática, no entanto, ficou longe de ser uma solução. Além de cara, a técnica é perigosa e só rendeu vídeos mirabolantes. 

Assim, o representante republicano do estado e pastor, Mark Keough, fez pesquisas informais e afirma ter achado a solução: balões de ar. 

A ideia pode parecer estranha, mas tem certa base. Diferente do helicóptero, o balão é mais estável, lento e oferece melhores condições de tiro. Um projeto de lei foi apresentado para a liberação. Mesmo assim, não parece ser a melhor opção. 

Javalis são pesados, espertos e conseguem se esconder com facilidade, além de se reproduzirem com facilidade durante todo o ano. Assim, balões dificilmente surtiriam efeito. De acordo com o professor e especialista em vida selvagem da Texas A&M AgriLife Extension Service, Billy Higginbotham, a dificuldade estaria nas árvores. 

“O problema do tiro aéreo é que você não teria visão total por causa do grande número de árvores”, disse em entrevista ao site The Observer.