Alta dos insumos sustenta aumento do PIB do agronegócio

Setor já acumula crescimento de 2,81% no primeiro trimestre do ano, em relação à taxa de 0,74% de 2007Os segmentos de insumos e a produção primária foram os principais responsáveis pelo bom desempenho do agronegócio, que já acumula crescimento de 2,81% no primeiro trimestre do ano, em relação à taxa de 0,74% de 2007.

Quanto ao PIB da produção agropecuária, o crescimento chegou a 4,35% no trimestre, frente ao aumento de 1,49% registrado no ano passado.

? Esse crescimento se deve ao aumento médio de 15,74% dos preços agrícolas ? afirma o superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ricardo Cotta Ferreira.

Ele alerta, no entanto, para os efeitos negativos do aumento acumulado de 5,65% dos insumos, no trimestre, nos custos da produção agropecuária.

? No caso dos fertilizantes, embora o volume de produção tenha expandido 3,37% em março, os preços aumentaram mais de 50% ? afirmou Cotta.

De acordo com ele, é preciso analisar os reflexos da alta generalizada dos preços dos insumos na rentabilidade da produção primária.

? Os insumos para a agricultura cresceram 6,48% no trimestre, enquanto os insumos pecuários acumulam alta de 4,34% no ano ? ressaltou.