Alta da arroba do boi em 2014 reflete recuperação após período de crise

Análise da CNA mostra que, em uma década, enquanto a arroba do boi subiu 101,17%, o Custo Operacional Efetivo (COE) teve elevação de 162% no períodoO aumento do preço da arroba do boi gordo em 2014 é resultado da recuperação da pecuária, iniciada em 2013, após um cenário de baixa cotação dos animais em 2011 e 2012, segundo análise da Superintendência Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

• Leia mais notícias de Pecuária

A crise no setor comprometeu novos investimentos e provocou o aumento do abate de matrizes, na tentativa de minimizar os efeitos da falta de renda dos pecuaristas. Como consequência, houve restrição de oferta de animais para abate e valorização dos bezerros para a reposição de rebanho. Este fator, juntamente com a seca prolongada, contribuiu para a alta da arroba e dos preços da carne bovina neste ano.

– É preciso levar em consideração que os preços atuais do boi gordo sucedem um longo período de baixa. Mas os baixos preços do boi gordo em 2011 e 2012 contribuíram para reduzir a inflação no período, pois a carne subiu menos que o IPCA, beneficiando os consumidores – diz a nota técnica da CNA.

Especificamente nestes dois anos, a arroba caiu 3% e 5,36%, respectivamente, enquanto os custos subiram 8,15% e 2,85%. No entanto, a nota ressalta que este aumento é pontual. Na sua avaliação, para que os preços fiquem estáveis e haja equilíbrio entre oferta e demanda, são necessários novos investimentos em tecnologia para aumentar a produtividade, o que não tem sido possível nos últimos anos, pois a renda do setor subiu abaixo dos custos.

Em uma década, enquanto a arroba do boi subiu 101,17%, o Custo Operacional Efetivo (COE) teve elevação de 162% no período.

Recuperação

Em 2014, apesar da alta, o movimento de elevação dos preços da arroba é acompanhado pelo aumento dos custos de produção. Enquanto a arroba do boi gordo subiu 9,91% este ano, o COE, que engloba as despesas do produtor com o dia a dia da atividade, teve variação de 13,15%.