Diversos

Alimentos têm queda de preço e ajudam a segurar inflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou de 1,26% em junho para 0,33% em julho

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A inflação oficial do Brasil, medida através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), recuou de 1,26% em junho para 0,33% em julho. Os dados divulgados nesta quarta-feira, dia 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que a inflação acumula taxas de 2,94% em 2018 e de 4,48% em 12 meses.

Segundo a entidade, os alimentos e bebidas tiveram queda de preços de 0,12% em julho. O grupo de despesas, que havia apresentado alta de preços de 2,03% no mês anterior, foi um dos principais responsáveis pelo recuo da taxa oficial de inflação.

Entre os produtos com queda de preços, destacam-se a cebola (-33,5%), batata-inglesa (-28,14%), tomate (-27,65%), frutas (-5,55%) e carnes (-1,27%). Apesar da queda média dos alimentos, a alimentação fora de casa passou a custar 0,72% mais em julho.

“Isso se explica pelas férias, que aumentam a demanda por esse tipo de consumo, e pela Copa do Mundo, quando tradicionalmente as pessoas se reúnem fora de casa, em bares e restaurantes, para assistir os jogos”, disse o gerente da pesquisa, Fernando Gonçalves.