Alimentos e transportes puxam queda da inflação em agosto

Além disso, a  energia elétrica, apesar de registrar alta de 0,96% nos preços, foi o item que mais pesou em sentido contrário, evitando uma queda maior do IPCA

Foto: Agência Brasil

A queda de 0,34% registrada nos preços dos alimentos e de 1,22% no transporte foram os principais responsáveis pela baixa de 0,09% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os alimentos, os principais responsáveis pela queda da taxa foram a cebola com baixa de 22,19%,  batata-inglesa  que caiu 11,89% e o tomate que recuou 4,84%. Outros produtos como a farinha de mandioca, hortaliças, leite longa vida, alho, ovo e feijão carioca também apresentaram preços mais baixos.

“Esse é o período da chamada safra seca. O resultado reflete a boa produção de alguns desses alimentos. E, por outro lado, há ainda endividamento e desemprego das famílias, por isso há receio no comprometimento da renda e baixa demanda para alguns produtos”, informou o gerente do IPCA, Fernando Gonçalves.

Já no setor do transporte, outros itens que também contribuíram para a queda foram os combustíveis que apresentou ligeira baixa de 1,86%, em especial o etanol  que registrou queda de 4,69% e a gasolina que caiu 1,45%.

Além disso, a  energia elétrica, apesar de registrar alta de 0,96% nos preços, foi o item que mais pesou em sentido contrário, evitando uma queda maior do IPCA.