Aliança pela Restauração na Amazônia lança plataforma online

Embrapa integra o sistema que reúne instituições nacionais e internacionais, públicas e privadas, para atuar na região amazônica

Fonte: Jeferson Rudy/MMA

Está disponível o site da Aliança pela Restauração na Amazônia, iniciativa que agrega mais de 40 organizações de pesquisa e ensino, público e privadas, nacionais e internacionais, empresas e organizações não-governamentais (ONGs) com a missão de fortalecer  agenda de restauração na Amazônia e reforçar à rede de proteção, promovendo sustentabilidade na maior floresta tropical do mundo.

A Aliança, que será apresentada na Conferência do Clima (COP 23) deste ano, em Bonn, na Alemanha, representa um pacto pela conservação da região que foi firmado no último mês de janeiro. A Embrapa Amazônia Oriental é uma das signatárias e membro fundador da Aliança, tendo atuado em parcerias para estabelecer a plataforma de cooperação técnica e institucional com ações e fomento de políticas públicas voltadas para a Amazônia.

A pesquisadora Joice Ferreira explica que a Aliança é “ uma iniciativa muito importante no momento em que se reconhece a necessidade de reverter a situação de áreas degradadas na Amazônia,  objetivo que conta com leis bem estabelecidas, como a Politica Nacional de Recuperação da Vegetação, lançada no início deste ano e que veio após a revisão do Código Florestal”, afirma.

Há propostas de ação que vão além do conservacionismo, como a ampliação da escala e da eficiência da restauração e os estímulo à cadeia produtiva florestal, com oportunidades de negócios, trabalho e renda.  Novos conhecimentos e informação sobre restauração, silvicultura tropical e sistemas agroflorestais, estão entre as missões da aliança.