Algodão acumula alta de 9% em abril

A cultura já bateu a cotação de abril de 2011, que era o recorde até então, e segue com boa perspectiva devido à relação de oferta e demanda

Fonte: Sérgio Cobel da Silva/ Embrapa Algodão

A libra-peso do algodão fechou a terça, dia 24, cotada a R$ 3,2944, alta de 2,75% frente os valores pagos na semana anterior. Esse é o maior patamar nominal desde 25 de abril de 2011, apontam dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A baixa disponibilidade de pluma, especialmente de boa qualidade, e as intenções de compra mais evidentes que as de venda mantêm em alta os preços internos. Na parcial de abril, o indicador do Cepea acumula crescimento de 8,7%.  

Segundo colaboradores da entidade, indústrias e comerciantes demonstram interesse por novas aquisições no mercado à vista, mas a disputa por preço e qualidade limita os fechamentos. Algumas indústrias adquirem lotes quando tradings se mostram flexíveis e, depois, se retraem do mercado. Outros compradores seguem ativos, buscando novos lotes e pagando valores maiores para realizarem efetivações. Algumas indústrias, ainda, estão fora das compras, trabalhando com a pluma estocada ou a ser entregue.

Vendedores, por sua vez, estão pouco presentes no mercado doméstico. Parte dos cotonicultores consultados pelo Cepea afirma não ter mais pluma para ofertar no  mercado à vista e, com isso, apenas finaliza os embarques da safra 2016/2017. Outros produtores seguem firmes nos valores pedidos, mesmo para os lotes com alguma característica. Já tradings estão atentas às oscilações dos preços internacionais, ora mais flexíveis ora retraídas.