Agroleite deve reunir 50 mil pessoas no Paraná

Evento deste ano contou com a presença de juízes internacionaisA Agroleite, feira de produtos e equipamentos para o setor leiteiro, realizada na cidade de Castro, no Paraná, deve receber 50 mil pessoas na edição deste ano, que trouxe juízes internacionais para os julgamentos das raças em exposição. O evento termina neste sábado, dia 16.

O Brasil registrou crescimento de 200% na exportação de derivados de leite no mês de julho em relação ao mesmo período no ano passado. O setor leiteiro vê a qualidade do produto melhorar, apesar da preocupação com o preço do dólar, que pode atrapalhar os negócios. Mas na Agroleite, o momento é de apresentar resultados.

O plantel do Paraná é basicamente de raças européias puras, como a holandesa, simental, pardo suíça e jersey, que colocam a bacia leiteira da região em vantagem, segundo garantem os organizadores da feira.

? Castro produz 140 milhões de litros de leite por ano, é o maior produtor nacional. A gente tem aqui quatro raças de gado europeu, um pouco diferente do plantel de Minas Gerais, porque o clima é parecido com o europeu e isso favorece a produção ? explica Marco Aurélio Bomm.

Os visitantes também assistem à palestras técnicas para aperfeiçoar a atividade.

? Eu vi hoje como tratar melhor o plantel, a importância da ruminação, da fibra, de todo o complexo e isso é que é importante na minha participação aqui ? afirma o produtor Lucas Rabbers.

São 700 animais em exposição e os julgamentos são realizados por juízes internacionais, que estão comprovando a qualidade dos animais brasileiros. Esta qualidade visa o aquecimento do setor.

A organização espera mais de R$ 10 milhões em negócios fechados entre leilões, máquinas e equipamentos e prevê ainda 50 mil visitantes até este sábado. Os números são 10% maiores dos que os registrados na Agroleite do ano passado.

São 90 estandes com novidades para a propriedade e para os animais. Existe ainda o torneio leiteiro, uma tradição na feira. Cada ordenha é acompanhada com atenção, pois a produção é alta e se ganha por pouca diferença. A vaca vencedora em 2007 produziu 90 litros em três dias de competição e virou uma estrela. Para o produtor Rabbers, o importante é participar.

?  O que eu quero é fazer amizade com as pessoas, sem maltratar o animal e só de estar aqui já é um marketing, então é bom.