Agrocapital Londrina celebra cem anos da imigração japonesa com festa no parque de exposições

Abertura oficial acontece nesta quarta-feira, dia 18Os cem anos da imigração japonesa são comemorados em grande estilo no Paraná. Em Londrina, o parque de exposições da cidade tem decoração típica e muita atração. A abertura oficial acontece na noite desta quarta-feira, dia 18, e a programação segue até domingo.

A primeira atração é o Tori, o portal gigantesco, que liga o terreno ao divino. Ele é guardado pelos Kói, os peixes que simbolizam longevidade. Mas a principal peça de decoração é a Tanabata, representando o amor proibido entre uma tecelã e um camponês.

Os deuses permitem que uma vez por ano eles atravessem a Via Láctea e se encontrem na forma de cometas. Em um dos pavilhões teve início uma maratona de Karatê que só termina no domingo.

A carateca Sônia Stuko, de 74 anos, acabou com as dores do corpo praticando a milenar luta oriental.

? Eu não conseguia subir no ônibus, perdia o equilíbrio e estava “esquecida”. Hoje, o karatê é minha segunda vida ? confessa.

Em cada pavilhão há uma exposição diferente. Entre eles, há um exemplo da contribuição japonesa para a agricultura. Os primeiros imigrantes chegaram para reforçar a mão-de-obra nas lavouras de café e foram imprimindo sua marca. Além disso, um seminário irá discutir tecnologias para a agricultura.

? Vamos falar sobre biodiesel e outras alternativas disponíveis para o produtor rural. O tema da festa é evolução com integração, o que foi feito no passado e o que pode ser feito para o futuro. Essa é uma forma de garantir o elo entre japoneses e outras etnias ? explica Jairo Tamura.

A festa inclui cinema japonês, festival de ilustração, danças típicas e exposição de fotos antigas e atuais. Mas, uma atração que com certeza vai mexer com o público está no pavilhão de robótica.

Um robô multimídia anima eventos de todo tipo. Na sala de imagens, é possível mudar as fotos com toques virtuais. Os besouros são mini-computadores que se movimentam por comando à distância. As peças são de várias indústrias que estão homenageando a habilidade tecnológica oriental.

? A gente quis fazer uma homenagem aos japoneses. Também é uma forma de despertar o interesse das crianças para a robótica ? relata o coordenador de Tecnologia e Robótica da exposição, Eduardo Branco.

A organização espera mais de 300 mil visitantes até domingo e a presença do príncipe Naruhito, do Japão, está prevista na inauguração de uma praça no centro de Londrina.