AgroBrasília espera faturar R$ 700 milhões

Ao todo são mais de 430 expositores que lotam os 500 mil metros quadrados de exposição na capital federal

Fonte: Divulgação

Até este sábado, agricultores do Distrito Federal têm a oportunidade de fazer boas compras na AgroBrasília, que espera movimentar R$ 700 milhões e as expectativas são boas, já que a feira registrou volume de negócios acima do esperado já nos primeiros dias. Ao todo são mais de 430 expositores que lotam os 500 mil metros quadrados do Parque AgroBrasília no evento que, neste ano, reforça a sucessão rural.

“Transmitir conhecimento garante inovação e essa é a preocupação do empresário rural hoje, tanto do agricultor familiar como do grande empresário de manter as próximas gerações de sua família focada no negocio no rural”, disse o coordenador geral da AgroBrasilia, Ronaldo Triacca.

Exemplo dessa sucessão familiar são os irmãos Ademir e Henrique Cenci, que continuaram na atividade do pai, a agricultura, e resolveram investir também na pecuária. Neste momento, o foco da dupla é a raça braford, que está cada vez mais adaptada à região.

“Ela trouxe do zebu a capacidade de tolerar o calor e adaptação às condições adversas, seja de clima ou de alimentação.Toda rusticidade do zebu com a precocidade sexual e de abate que o hereford tem, a qualidade de carne e a docilidade.Hoje, a gente já tem a genética em mais de cinco estados e a segurança que ele é um produto que vai se adaptar em qualquer região do país”, disse Ademir Cenci.

Agricultura familiar

Na feira, também é dada uma atenção especial à agricultura familiar. Ao todo, 14 circuitos mostram as melhores técnicas para produzir em pequenas propriedades com foco na economia de água, já que o Distrito Federal vive a pior crise hídrica da história.

“A região é a mais tecnificada do Brasil e mais diversificada do mundo. É possível encontrar facilmente 20 culturas diferentes em um raio de 50 ou 100 quilômetros, porque os produtores trabalham na fronteira tecnológica porque temos mais de 230 mil hectares sob pivô central, o que a transforma na maior área irrigada da América Latina”, disse Triacca.

A feira

A Agrobrasília segue até este sábado, dia 20, e espera receber 100 mil visitantes. A entrada é gratuita.