Agricultura

Você viu? Senado aprova projeto de registro de propriedades rurais em cartório

Problemas no escoamento de safra, validade da tabela mínima do frete em discussão e outros assuntos importantes da última semana reunidos em uma lista; confira

O Senado aprovou um projeto de lei, de autoria do senador Irajá Abreu (PSD-TO), que dispensa carta de anuência de vizinhos para o georreferenciamento de imóveis rurais. Segundo a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o parlamentar afirmou que o projeto deve beneficiar mais de 15 milhões de pequenos, médios e grandes fazendeiros em todo o país.

Outro assunto que foi sucesso de audiência é o transporte de cargas. De um lado, parlamentares ligados ao agronegócio tentam invalidar a tabela mínima de preços de frete, que aumentou os custos dos produtores rurais desde sua implantação; do outro, agricultores do Vale do Araguaia amargam no momento de escoar a produção, porque faltam pontes na principal rota local.

Na nossa lista com os cinco conteúdos mais acessados de Agricultura nos últimos sete dias, há também perspectivas para o mercado brasileiro de milho e para o clima no país.

5 – Sem infraestrutura de escoamento, frete no Vale do Araguaia sobe 30%

Caminhões afundam durante travessia no rio das Mortes
Caminhões afundam durante travessia no rio das Mortes – Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural
O transporte de grãos e insumos conta com apenas duas balsas, que nem sempre estão funcionando; acidentes com caminhões são frequentes na travessia. Leia a reportagem!

4 – Veja como devem ficar as cotações do milho até o fim de 2019

saca de milho em grão
Foto: Ascom/ Seagri

Para analista, a peste suína na China mudou a dinâmica do grão no Brasil, que pode ser usado na produção de proteína para abastecer o país asiático. Confira!

3 – El Niño pode durar até o próximo verão

sol alaranjado no céu
Foto: Pixabay

Calor fica acima do normal em todo o Brasil; chuvas se mantêm acima da média no Sul, em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Veja a previsão completa!

2 – Deputados tentam invalidar tabela de preços mínimos do frete

frete, estrada, rodovia, logística, caminhão, caminhoneiro, tabela do frete, greve
Foto: Agência IBGE Notícias

Sugestão é que os preços sirvam apenas como referência e não sejam obrigatórios. Entenda!

1 – Senado aprova novo projeto de registro de propriedades rurais em cartório

Foto: Pexels

Se for aprovado pelo presidente Bolsonaro, o projeto acabará com a carta de anuência de vizinhos para o georreferenciamento de imóveis rurais. Saiba mais!