Agricultura

Você viu? Previsão do tempo indica se chuvas chegam em outubro

Entre as matérias mais lidas, o destaque ficou para a da MP do Agro, com benefícios ao agronegócio, e o texto sobre os descontos de até 95% em dívidas rurais

Na semana que passou, a reportagem sobre a previsão do tempo, com expectativa de maiores acumulados de chuvas em algumas regiões que aguardam para plantar, foi a mais lida. Entre as matérias com grande audiência, o destaque ficou para a da MP do Agro, com benefícios que deve trazer ao agronegócio, e o texto sobre os descontos de até 95% em dívidas rurais. Confira o que ‘bombou’ no Canal Rural!

5º-Dívidas rurais: governo dá desconto de até 95% para liquidação antecipada

O governo federal regulamentou a liquidação antecipada de dívidas rurais contratadas junto ao extinto Banco Nacional de Crédito Cooperativo (BNCC) e aquelas renegociadas da Securitização Agrícola, do Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa). Os benefícios, porém, valem apenas para débitos não inscritos na Dívida Ativa da União e que estejam em execução pela Procuradoria-Geral da União (PGU). Os descontos vão de 60% a 95% do valor consolidado, além de um valor fixo de abatimento. O prazo de adesão à proposta de regularização vai até 30 de dezembro deste ano. Confira os descontos que podem ser aplicados para liquidação das dívidas!

4º-Soja: confira onde já choveu e dá para plantar e a previsão para outubro

chuva

Neste momento de plantio da soja, tão importante quanto prever chuvas, é a avaliação da quantidade que já precipitou e a umidade acumulada no solo. Por isso, o Projeto Soja Brasil pediu a Editora do tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, para trazer um panorama geral das condições atuais em diversas regiões do país.

No mapa das chuvas acumuladas, por exemplo, é possível notar que o norte e oeste de Mato Grosso foram as áreas mais beneficiadas que o restante do estado. Confira aqui o vídeo completo, que foi publicado no fim de setembro.

3º-Scania apresenta caminhão autônomo e sem cabine

A montadora sueca Scania divulgou detalhes do seu novo caminhão totalmente autônomo e sem cabine. Segundo a empresa, diferentes áreas se uniram para desenvolver o caminhão-conceito que poderá ser utilizados, a princípio, em canteiros de obras fechados e minas.

O Scania AXL é dirigido e monitorado por um ambiente de controle inteligente, segundo a marca. Nas minas, por exemplo, as operações autônomas são facilitadas por um sistema de logística que informa ao veículo como ele deve ser executado. Diferente de outros modelos já no mercado, o AXL elimina completamente a cabine de comando dentro do veículo. “Já temos caminhões autônomos nas operações dos clientes. No entanto, até agora, eles têm espaço para um motorista de segurança que pode intervir, se necessário. O Scania AXL não possui esse local e isso muda significativamente o jogo”, afirma Claes Erixon, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania. Veja o vídeo de apresentação do caminhão.

2º-Governo assina MP do Agro, que garante projetos para ajudar produtores rurais

Uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro traz novidades de interesse para o agronegócio. De acordo com o subsecretário de Política Agrícola do Ministério da Economia, Rogério Boueri, a MP vai possibilitar a alocação de R$ 5 bilhões a mais de crédito rural para o setor. A MP complementa medidas previstas no Plano Safra 2019/2020, anunciado em junho.

A chamada de MP do Agro tem ações divididas em três grupos: medidas voltadas para criação de condições visando a redução das taxas de juros por meio da ampliação e melhoria das garantias oferecidas em operações de créditos rural; medidas que expandem o financiamento do agronegócio com recursos livres por meio do mercado de capitais e ações para melhorar a alocação e a competição na oferta do crédito rural. Entenda todos os pontos!

1º-Aflito com o clima? Previsão do tempo indica se chuvas chegam em outubro

chuva

A previsão do tempo indica que o clima neste mês vai ser bastante diferente do visto pelos produtores rurais na última semana de setembro. A meteorologista Desirée Brandt explica que o início do mês deve ser marcado por tempo seco no Brasil Central, com chuvas se concentrando apenas no Sul. No Rio Grande do Sul, algumas áreas podem receber 100 milímetros. Confira a previsão feita no fim de setembro.