Agricultura

Você viu? ‘Entreguei colhedeira, caminhão e caminhonete e ainda estou endividado’

Completam o nosso ranking das notícias mais lidas o aumento do limite de financiamento para caminhoneiros, posse de armas em toda extensão da fazenda e mais, confira

Produtores de Gaúcha do Norte (MT) vivem situação dramática
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural

Na semana que passou, a notícia mais lida foi sobre a história de mais de 30 produtores de Gaúcha do Norte (MT) que abandonaram a atividade nos últimos cinco anos, segundo o sindicato rural do município. Entre outros estaques estão o novo decreto sobre bem-estar animal em rodeios,  o aumento de limite de financiamento para caminhoneiros oferecido pelo BNDES e a aprovação da posse de armas em toda extensão da fazenda. Confira o nosso Top 5 da semana!

‘O fogo passou por dentro da sede. Não deu tempo de fazer nada, só escapar’

O vento soprava com força na região da fazenda Scapinello na manhã do último sábado, 17. Junto ao calor forte e ao tempo seco, decorrente de quase 100 dias de estiagem, o ambiente reunia características comuns nesta época do ano em Mato Grosso. Condições, porém, que são capazes de transformar um dia aparentemente tranquilo, em um pesadelo! Leia o relato completo. 

4º Câmara aprova posse de arma em toda extensão da propriedade rural

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira, 21, por 320 votos a 61, o projeto que considera, para fins de posse de arma de fogo, toda a extensão do imóvel rural como residência ou domicílio (PL 3715/19, do Senado). Atualmente, a posse é permitida apenas na sede da propriedade rural. O texto vai à sanção presidencial. Saiba mais. 

3º Crédito: BNDES aumenta limite de financiamento para caminhoneiros

Com menos de três meses de vigência, e com apenas um empréstimo aprovado desde o lançamento, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) melhorou as condições da linha BNDES Crédito Caminhoneiro, voltada para financiar custos de manutenção, que foi anunciada em abril como parte do conjunto de medidas do governo para evitar paralisações semelhantes às ocorridas em maio de 2018. Leia a matéria completa aqui! 

2º Barretos: Bolsonaro assina decreto sobre bem-estar animal em rodeios

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado, 17, que apoia rodeios e vaquejadas. Ele participou da cerimônia de abertura da 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (SP) e foi ovacionado pela multidão. “Em um momento em que muitos criticam a Festa de Peão e a vaquejada, quero dizer, com muito orgulho, que estou com vocês”, declarou. Veja mais. 

1º ‘Entreguei colhedeira, caminhão e caminhonete e ainda estou endividado’

Mais de 30 produtores de Gaúcha do Norte (MT) abandonaram a atividade nos últimos cinco anos, segundo o sindicato rural do município. Mesmo aqueles que continuam no campo, como é o caso do agricultor Ari Baltazar Langer, estão endividados. “Já perdi duas áreas de terra. Entreguei colhedeira, caminhão, caminhonete e ainda estou muito endividado”, conta

Langer estima que a dívida, principalmente dos arrendatários, corresponde à metade da renda de uma safra. “Daria uns seis anos para quitar. Se contar os juros absurdos que os bancos cobram, vai mais de seis anos”, diz. Confira aqui!