Agricultura

Você viu? ANP libera venda direta de etanol a postos de gasolina

Seca na soja do Paraná, plantio fora do calendário em Mato Grosso e aumento da chance do El Niño; confira o que foi destaque nesta semana

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) concluiu que não há impedimentos regulatórios para a venda direta de etanol hidratado a postos de gasolina. A informação foi publicada após conclusões de um grupo de trabalho que analisou contribuições recebidas por diversos elos da cadeia sobre o assunto.

“Não foram encontrados óbices regulatórios para a liberação da venda direta de etanol das usinas para os revendedores, restando a questão tributária do PIS/Cofins e do ICMS”, informou a ANP em documento.

Além desse conteúdo, o aumento da chance do fenômeno El Niño, a forte seca que atinge as lavouras do Paraná e a recomendação da Aprosoja-MT em não cumprir o calendário de plantio da soja estão entre os assuntos mais lidos. Confira!

5º – Aprosoja-MT quer plantio de soja em fevereiro, fora do calendário do Indea

Foto: Gilberto Marques/A2img

A entidade alega que o calendário atual estaria prejudicando os agricultores que desejam produzir suas próprias semente, além de aumentar os riscos de instalação e propagação da ferrugem asiática. Entenda o impasse!

4º – Preço dos fertilizantes cai pela 1º vez no ano

Foto: Central Agro/divulgação

Um dos principais insumos das lavouras do país, o fertilizante, registrou queda nas cotações pela primeira vez neste ano. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) a forte desvalorização de 8,3% do dólar frente ao Real em outubro pressionou os valores do produto negociados nas principais regiões produtoras de grãos do Cerrado e do Sul do Brasil. Leia a reportagem completa.

3º – Produtor do oeste do Paraná já pensa em comprar soja para honrar contratos

soja seca
Foto: Projeto Soja Brasil

A forte seca que atingiu o estado prejudicou muitas lavouras paranaenses. Mesmo com a volta das chuvas em algumas regiões, produtores relataram que parte das lavouras já secou e nem adianta tentar colher. Outros disseram que irão tentar dessecar o que der para colher alguma coisa. Outros não sabem se vão conseguir honrar contratos Saiba mais.

2 – Chance de El Niño ocorrer no verão sobe para 95%, diz instituto americano

solo seco
Foto: Pixabay

O instituto internacional de pesquisas climáticas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, confirmou que a chance do El Niño acontecer subiu de 85% para 95%. Segundo a Somar Meteorologia, a expectativa é de que o fenômeno tenha intensidade de fraca a moderada. Entenda os impactos nas regiões do Brasil.

1º – ANP libera venda direta de etanol a postos de gasolina

Foto: Canal Rural

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) concluiu nesta quinta-feira, dia 13, que não há impedimentos regulatórios para a venda direta de etanol hidratado a postos de gasolina. A informação foi publicada após conclusões de um grupo de trabalho que analisou contribuições recebidas por diversos elos da cadeia sobre o assunto. Confira a reportagem completa.

Viu esta? Saiba como se prevenir do ataque de escorpião