FRUTAS

Tudo o que você precisa saber para produzir lichia

Agricultor paulista colhe de 30 a 50 quilos da fruta por pé em um ciclo. Mudas de boa qualidade, irrigação até o pegamento e podas são algumas das dicas para produzir bem

Para entender os segredos da lichia, uma planta que veio da Ásia e se adaptou bem ao clima brasileiro, buscamos dicas sobre ela com o produtor Roberto Losque e com o engenheiro agrônomo Lourival Fagundes.

Losque produz a fruta em Jundiaí (SP). Nesta ano, as lichias ainda não deram o ar da graça na propriedade, mas quando a planta resolve florescer e dar frutos, o produtor chega a colher em um ciclo de 30 a 50 quilos da fruta por pé.

Produtores que não conseguem obter frutos da árvore, diz o agrônomo Fagundes, provavelmente não usaram mudas de boa procedência no plantio.

– O que acontece é que as pessoas compram a lichia, chupam e plantam o caroço e nasce o pé da lichia. Mas acontece uma segregação genética muito grande, então não quer dizer que vai colher frutas desse pé. Às vezes acontece de não colher nenhum fruto e não tem uma explicação lógica – diz ele.

O agrônomo acredita que, se após muito tempo, o pé não deu fruto, a alternativa é mesmo recorrer ao plantio de outra muda, preferencialmente comprada em um viveiro certificado.

– Deve adquirir uma muda já enraizada. Então deve-se fazer um berço onde vai colocar o adubo orgânico, o adubo químico. Deve plantar essa muda num lugar bom, em que bata sol, tenha boas condições para a planta se desenvolver, e manter a irrigação até o pagamento, por uns vinte dias, e com certeza ela vai obter êxito e conseguir frutos de boa qualidade dessa lichia – afirma Roberto Losque.

Outra dica importante para deixar o pé de lichia saudável é mantê-lo arejado, fazendo podas periódicas das folhas. Os especialistas indicam duas retiradas por ciclo, período que vai de setembro a janeiro. 

– Nós fazemos as podas na parte interna para entrada de sol, tem que fazer essas podas de limpeza , em torno dele geralmente faz uma coroa ou é roçado, e em geral a lichia não precisa ser capinada. Você pode trabalhar com alguma matéria orgânica em cima dela que ela responde de forma excelente.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Um comentário em “Tudo o que você precisa saber para produzir lichia

  1. aff deixa eu dar uma dica ….a lichia tem que ter outro pe de lichia para dar frutos pois ha necessidade de haver polinizacao cruzada nessa especie…. se nao tiver assim como a macieira nao ira produzir frutos….simples assim….