Trigo

Trigo: plantio no Rio Grande do Sul alcança 96% da área prevista, diz Emater

Apesar do avanço, os trabalhos estão atrasados em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o volume estava em 99%

plantação de trigo
O índice segue a frente ante a média das safras 2014 a 2018, com 92%. Foto: Bruno Marcolin/ Arquivo pessoal

O plantio do trigo alcançou 96% da estimativa inicial de 739,4 mil hectares a serem cultivados no Rio Grande do Sul, disse a Emater/RS-Ascar, em relatório semanal. Os trabalhos estão atrasados em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o volume estava em 99%.

Apesar disso, o índice segue a frente ante a média das safras 2014 a 2018, com 92%. A maior parte da área ainda a ser plantada encontra-se na regional de Caxias do Sul, cujo plantio ocorre mais tarde, conforme zoneamento agrícola de risco climático, devido à probabilidade de geadas tardias, segundo a entidade. 

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, que representa 30% da área do Estado, a cultura está quase no fim do plantio, restando áreas nos municípios onde o zoneamento se estende até 20 de julho para cultivares tardias.

“A semana foi de clima favorável ao desenvolvimento da cultura, principalmente pelas temperaturas baixas, coincidindo com o estádio inicial do perfilhamento. As boas condições do tempo contribuíram para uma boa recuperação das lavouras que apresentavam germinação desuniforme, restando poucas áreas com stand abaixo do ideal”, disse a entidade em nota. Em outras regiões do Estado, as temperaturas baixas favoreceram o perfilhamento ou melhoraram o desenvolvimento da cultura, conforme o boletim. 

Nova call to action