Trigo

Demanda antes das festas dá suporte aos preços internos de trigo

Altas neste período não eram observadas desde 2001, início da série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada

plantação de trigo
Foto: Bruno Marcolin/arquivo pessoal

A demanda da indústria antes do Natal deu suporte aos preços do trigo no mercado interno, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta quarta-feira, dia 26. “Cooperativas também elevaram os valores pagos ao produtor, cenário que não era observado neste período do ano desde o início da série de trigo do Cepea, em 2001”, diz.

Entre 30 de novembro e 21 de dezembro, os preços de balcão subiram 4,6% no Paraná, 3,4% no Rio Grande do Sul e apenas 0,2% em Santa Catarina,  aponta o relatório sobre a cultura.

Conforme o centro de estudos, mesmo com presença pontual de empresas – muitas paralisaram as atividades na virada da quinzena – vendedores não se mostravam dispostos a negociar e isso deu sustentação aos preços.

“De modo geral, agentes tentam antecipar as aquisições, receosos quanto à dificuldade do recebimento do grão durante o período de festas. Vale ressaltar que a disponibilidade de caminhões diminui nesta época do ano, enquanto o frete tende a encarecer”, explica a entidade.

No mercado de lotes, a alta superou a observada no mercado de balcão. As cotações subiram 4,7% no Rio Grande do Sul, 2,6% em São Paulo, 1,8% em Santa Catarina e 1,6% no Paraná.