Trigo

Avanço da colheita do trigo no Paraná pressiona cotações

No acumulado de setembro, os preços recuaram 4,2% para venda em balcão

Foto: Paulo Kurtz/ Embrapa Trigo

A colheita da safra 2017/2018 de trigo no Paraná atingiu 47% da área, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral). A expectativa é que a produção alcance 2,92 milhões de toneladas de trigo, avanço de 30% frente ao ano anterior.

A entidade informou que 57% das lavouras de trigo estão em boas condições, 25% em situação média e 18% em situação ruim, divididas entre as fases de desenvolvimento vegetativo (1%), floração (9%), frutificação (29%) e maturação (61%).

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse avanço dos trabalhos de campo tem pressionado os preços do cereal. Em setembro, por exemplo, as baixas foram mais acentuadas nas regiões com colheita mais adiantada, apesar da maior liquidez, como nas regiões oeste e norte do Paraná.

No acumulado do mês passado (de 31 de agosto a 28 de setembro), no balcão, os valores recuaram 4,2% no Paraná, mas registraram altas de apenas 1,1% no Rio Grande do Sul e de 0,2% em Santa Catarina.

No mercado de lotes, no acumulado do mês, as cotações caíram expressivos 12,3% no Paraná, 6,9% em Santa Catarina e 4,2% em São Paulo, mas ficaram 1% maiores no Rio Grande do Sul.

RS: produtores de trigo comemoram preços melhores em relação à última safra