Agricultura

Transmissão irregular de lote da reforma agrária pode virar crime

A proposta é de autoria da CPI que investigou irregularidades no Incra e na Funai relativas à demarcação de terras, inclusive indígenas

O projeto de lei 7779 de 2017, que altera o Código Penal para tipificar a transmissão irregular de lotes da reforma agrária, está tramitando na Câmara dos Deputados. O texto acrescenta um dispositivo ao artigo que trata de estelionato.

Segundo o projeto, quem permutar, transmitir ou adquirir, de forma gratuita ou onerosa, irregularmente, imóvel destinado à reforma agrária estará sujeito à pena de reclusão de um a cinco anos e multa.

A proposta é de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou irregularidades no Incra e na Fundação Nacional do Índio (Funai) relativas à demarcação de terras, inclusive indígenas.

A comissão atuou entre 2016 e 2017 e o relatório final, elaborado pelo ex-deputado Nilson Leitão (MT), propôs diversas medidas legislativas, entre as quais o PL 7779/17.

Uma das irregularidades investigadas pela CPI foi a transmissão irregular de lotes da reforma agrária.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois, seguirá para o Plenário da Câmara.