Agricultura

Startup oferta crédito a produtores rurais com juros de até 1% ao mês

A empresa oferece condições personalizadas a partir de uma análise do perfil de risco da produção. Quanto mais dados positivos, menores são as taxas

Estados fazem as contas para renovar ou não o Convênio 100
Foto: Senar-ES

O Plano Safra pode se tornar dispensável, promete a startup Gestão Integrada de Recebíveis do Agronégócio (Gira). As taxas praticadas pela fintech termo usado para abreviar o conceito de tecnologia financeira podem chegar a 1% ao mês e 12% ao ano; diferentes dos 20% ou até 30% oferecidos pelos grandes bancos.

Segundo o diretor comercial da empresa, Gianpaolo Zambiazi, a maior diferença está na matriz de garantia: “A nossa é a produção agrícola, não o imóvel. Como não estamos preocupados em tomar a propriedade do produtor e, sim, garantir que haja produtividade, nossa análise é muito mais rápida”, afirma o dirigente.

O auditor fiscal da Gira vai até a propriedade rural para analisar o perfil de risco do produtor. Através de imagens via satélite e outras fontes de dados, como a Embrapa, ele mapeia a área produzida e as condições da região. Também são inseridas informações específicas da fazenda. “Levamos em consideração o tipo de solo, nível de tecnologia, qualidade de maquinário etc. Quanto mais dados, mais confiança e menos o custo”, diz.