Soja

Vídeo: após chuva de granizo, lavoura de soja vira ‘cachoeira’ de tanta água

Segundo engenheiro agrônomo da propriedade, cerca de 50% da safra foi perdida

Uma forte chuva de granizo que atingiu a cidade de Santa Bárbara do Sul (RS) na tarde desta terça-feira, dia 25, deixou lavouras de soja e milho da região destruídas. Além das perdas na safra por conta das pedras de gelo, o grande volume de água gerou uma espécie de ‘cachoeira’ em uma propriedade rural.

O casal de agricultores Edemar Vilani e Ivaldete Bevilaqua plantou neste ciclo cerca de 220 hectares de soja e calcula terá uma perda de 50%. O engenheiro agrônomo da cooperativa da região Clovis da Luz Bonini explica que na área dela, metade da safra estava em fase vegetativa, quando a planta ainda não floresceu, e a outra parte em florescimento, já com vagens.

“Em casos de anos anteriores, vimos que chuvas de granizo como essa podem reduzir o potencial produtivo entre 50% e 70%. Nesta lavoura de soja estávamos esperando uma produtividade de 70 sacas por hectare, mas que agora deve ficar entre 30 sacas por hectare e 40 sacas por hectare, na melhor das hipóteses”, comenta.

Segundo Bonini, a produtora rural está analisando a possibilidade de fazer o replantio de parte da área. No entanto, como o prazo de semeadura dentro do zoneamento agrícola termina no fim de deste mês, a parte replantada já estaria condenada à uma menor produtividade.

“Com a soja que ainda dá para salvar, nós vamos usar alguns produtos para fazer a planta se recuperar. O problema é que além do prejuízo, será preciso gastar mais ainda”, explica.

Nova call to action

Solo encharcado

Na propriedade de Santa Bárbara do Sul, a boa cobertura de palha, tanto de trigo como de aveia preta plantadas no inverno, diminuiu o impacto da água no solo. Apesar do problema de nutrientes serem levados pela chuva, o dano foi pequeno.

Chuva de granizo

Segundo o engenheiro agrônomo, choveu cerca de 150 milímetros em apenas uma hora. “Pelo que vimos nas lavouras, a extensão da chuva de granizo chegou de 2 a 3 mil hectares na região”.

Além da soja, lavouras de milho também foram atingidas. No entanto, de acordo com ele, como a planta é de maior porte e mais resistente, os impactos foram menores.

Chuva de granizo deixa lavoura de soja em Santa Catarina destruída