Soja

Soja: trégua comercial entre China e EUA afeta demanda do grão no Brasil

De acordo com o Cepea, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa da soja, a praça de Paranaguá-PR registrou queda de 0,82% entre 30 de novembro e 7 de dezembro

Com a recente  trégua comercial entre os Estados Unidos e a China, a demanda externa pela  soja brasileira pode diminuir. Isso porque o país asiático pode voltar a importar maiores volumes da oleaginosa do país norte norte-americano.

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), essa possibilidade de redução mais acentuada das vendas externas do grão já está preocupando o produtor, que está prestes a colher uma safra volumosa.

Já os compradores domésticos se retraíram nas aquisições de novos lotes, à espera de preços menores no primeiro trimestre do próximo ano. Com isso, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa da soja Paranaguá-PR registrou queda de 0,82% entre 30 de novembro e 7 de dezembro, indo para R$ 82,10/saca de 60 kg nessa última sexta-feira, dia 7. No mesmo comparativo, o Indicador CEPEA/ESALQ Paraná recuou 1,68%, a R$ 76,53/sc de 60 kg.