Soja

Soja: produção pode cair 4 milhões de toneladas, diz FCStone

No último relatório divulgado em dezembro de 2018, a consultoria havia estimado uma produção de 120,2 milhões de toneladas da oleaginosa

soja
Foto: Arquivo/Agência Brasil

A consultoria INTL FCStone reduziu a estimativa de produção de soja na safra 2018/2019 para 116,3 milhões de toneladas, uma queda de quase 4 milhões de toneladas em relação ao número de
dezembro, onde o volume estimado estava em 120,2 milhões de toneladas. Os dados fazem parte de um levanto divulgado nesta quinta-feira, dia 3.

Caso se confirme, a produção brasileira da oleaginosa não ultrapassará o recorde do ciclo anterior, mesmo com o crescimento de área, a qual deve superar 36 milhões de hectares. Esse recuo decorre de cortes na produtividade, cuja a média para o Brasil ficou em 3,23 toneladas por hectare.

Com o clima bastante seco e quente, que predominou principalmente no Centro Sul do país nas primeiras semanas de dezembro, o potencial produtivo de parte das lavouras foi afetado. Destaque para o estado do Paraná e também para Mato Grosso do Sul, onde as plantas acabaram sendo afetadas em fases chave de desenvolvimento, como o enchimento de grão.

Ainda segundo a consultoria, De qualquer maneira, o avanço da colheita em janeiro dará uma melhor perspectiva do resultado da produção.