Soja

Aprosoja diz a Bolsonaro que custo de produção é o maior da história

O presidente da entidade, Bartolomeu Braz, afirmou que os produtores de soja estão com dificuldades para honrar seus compromissos e que produzir alimentos está cada vez mais caro

soja em cima de dinheiro
Foto: Pixabay

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) disse, em encontro com o presidente Jair Bolsonaro realizado nesta sexta-feira, 15, no Palácio do Planalto, em Brasília, que os custos de produção no Brasil são os maiores da história.

“Os produtores de soja estão com dificuldades para honrar seus compromissos. Na época em que colhíamos 40 sacas por hectare tínhamos renda. Agora produzimos mais de 60 sacas por hectare e não temos renda. Produzir alimentos está cada vez mais caro”, afirmou o presidente da associação, Bartolomeu Braz Pereira.

Promovida para discutir políticas públicas que possam tornar a agropecuária e o agronegócio brasileiro mais competitivos, a reunião também teve a presença do ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, do líder do governo na Câmara Federal, deputado major Vitor Hugo (PSL-GO), e de representantes de entidades do setor agropecuário.

Com relação ao futuro do Mercosul, o presidente da Aprosoja Brasil defendeu mudanças e um olhar para o livre comércio que permita melhores condições aos produtores rurais para compra de insumos e equipamentos de países vizinhos.

Nova call to action

“Por que não nós não podemos comprar os mesmos produtos de outros países da mesma forma como os nossos produtos saem daqui para lá? Esse agro da porteira para fora está sacrificando o produtor rural que está endividado e buscando uma forma de sair dessa situação”, frisou Bartolomeu.

A dificuldade de acesso dos produtores rurais ao seguro agrícola foi outro ponto abordado no encontro. “Coloquei para o presidente que poucas áreas são cobertas por seguro e, com isso, quando há uma condição climática, como houve este ano, ocorre um novo endividamento entre os produtores. A Aprosoja tem trabalhado muito para viabilizar a produção. O governo precisa entender que agronegócio é uma coisa, agropecuária é outra. O agronegócio sem agropecuária não existe. A agropecuária é o grande motor que impulsiona o país”, pontuou.

Ele demonstrou ainda preocupação com as ameaças à Lei Kandir. “Se ela deixar de existir será inviabilizada toda a produção brasileira”, disse.