Safra 2018/2019

Produção brasileira de soja é reduzida para 112,5 milhões de toneladas

No início de janeiro a AgRural já havia cortado sua estimativa de produção para o Brasil em 4,5 milhões de toneladas, para 116,9 milhões, devido à irregularidade das chuvas e ao calor de dezembro

Grão de soja
Foto: Pixabay

A colheita da safra 2018/2019 de soja chegou a 26% da área cultivada no Brasil, de acordo com levantamento da consultoria AgRural realizado na última quinta-feira, dia 7. O número representa avanço de sete pontos percentuais em uma semana e mantém ampla vantagem sobre os 10% de um ano atrás e os 12% da média de cinco anos.

A colheita acelerada, puxada por Mato Grosso com 57%, Paraná, 30% e Goiás com 30%, é resultado de um plantio antecipado e rápido e do encurtamento do ciclo das lavouras em algumas áreas devido ao tempo quente e seco.

As condições climáticas desfavoráveis, levaram a um novo corte na produção do Brasil, que agora é estimada pela AgRural em 112,5 milhões de toneladas. Se confirmado o número, o país terá nesta temporada a menor produção de soja em três anos.

Nova call to action
Corte em janeiro

No início de janeiro a AgRural já havia cortado sua estimativa de produção para o Brasil em 4,5 milhões de toneladas, para 116,9 milhões, devido à irregularidade das chuvas e ao calor de dezembro, que afetaram as lavouras precoces de alguns estados, com destaque para Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Fevereiro

Agora em fevereiro, em linha com os alertas dados nas últimas semanas, a consultoria cortou mais 4,4 milhões de toneladas da produção brasileira, para 112,5 milhões de toneladas, devido à continuidade do tempo quente e seco ao longo de janeiro.

Desta vez, todos os estados produtores tiveram cortes, com exceção de Rio Grande do Sul, Pará e Rondônia. Em relação ao ano passado, os estados com as maiores perdas de produção são Paraná e Mato Grosso do Sul.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


2 comentário em “Produção brasileira de soja é reduzida para 112,5 milhões de toneladas

css.php
Assine grátis a melhor newsletter sobre agronegócios do Brasil