Soja

Plantio de soja no Brasil é o mais atrasado em 6 anos

Levantamento da consultoria AgRural mostra que 3,1% da área estimada para o Brasil foi semeada, contra 9,5% no mesmo período do ano passado

Plantio soja
Foto: USDA

A consultoria AgRural indica que algumas pancadas de chuva registradas na semana passada deram mais ritmo ao plantio da safra 2019/2020 de soja no Paraná e em Mato Grosso. 

Mesmo assim, o atraso em relação ao ano passado e à média de cinco anos continua, pois as precipitações seguem irregulares e muitas áreas desses e de outros estados ainda não contam com umidade suficiente para garantir segurança ao plantio e à germinação.

Um levantamento da empresa divulgado nesta segunda-feira, 7, mostra que 3,1% da área estimada para o Brasil foi semeada, contra 9,5% no mesmo período do ano passado. “É o começo mais lento desde a safra 2013/2014, quando 2,7% da área brasileira estava plantada no início de outubro”, disse a AgRural em relatório. 

Embora o início lento do plantio de soja preocupe os produtores e alimente especulações sobre uma janela mais estreita para a segunda safra, a melhora das chuvas esperada para o decorrer de outubro, aliada à capacidade de plantio muito rápido de grande parte dos produtores brasileiros, tende a minimizar o atraso observado neste início de temporada. “Para isso, porém, as chuvas precisam ficar mais regulares o quanto antes.”
Nova call to action