Soja

Plantio de soja em Mato Grosso é o mais rápido da história, diz AgRural

Segundo a consultoria, as pancadas de chuva espalhadas pelo Brasil têm garantido umidade adequada e semeadura acelerada em boa parte do estado

Foto: Gilberto Marques/A2img

A aceleração dos trabalhos em Mato Grosso e o bom ritmo mantido no Paraná garantiram que o plantio da safra 2018/2019 de soja saltasse dez pontos percentuais em uma semana e chegasse na última quinta-feira, dia 11, a 20% da área total estimada para o Brasil. De acordo com a consultoria AgRural, esses 20% superam os 18% semeados até a mesma data de 2016 e fazem da atual safra, a de plantio mais rápido da história do país. Há um ano, 12% da área brasileira de soja estava plantada. A média de cinco anos é de 10%.

Segundo a consultoria, as pancadas esparsas de chuva têm garantido umidade adequada e o plantio acelerado em boa parte do estado. Na quinta-feira, 34% da área estava plantada, contra 14% uma semana antes. O número supera os 31% do recorde feito em 2016 e é mais alto, também, que os 18% do ano passado e os 14% da média de cinco anos.

Paraná

Já no Paraná, o bom avanço do plantio no norte compensou parcialmente a lentidão causada pelas chuvas frequentes no oeste. Até o último dia 11, 40% da área de soja do estado estava semeada, ante 30% há um ano e 29% na média de cinco anos.

Mato Grosso do Sul  

Em Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva que atingiram a região sul do estado impediram um maior avanço do plantio, que chegou a 26%. Mesmo assim, a vantagem sobre os 14% do ano passado e os 15% da média de cinco anos ainda é bastante significativa.

Goiás

Em Goiás, chuvas bem distribuídas na região sudoeste permitiram que os produtores acelerassem o plantio nesta semana. Até quinta (11), 13% da área goiana estava semeada, contra 1% uma semana antes, 3% no ano passado e 4% na média de cinco anos.

São Paulo  

Em São Paulo, o ritmo acelerado já garante 30% de área plantada, bem à frente dos 6% da média de cinco anos e dos 8% da safra passada.

Rio Grande do Sul

A semeadura também teve início nesta semana no Rio Grande do Sul, onde 0,8% da área de soja do estado estava plantada até o dia 11.