Soja

Plantio de soja chega a 71% e segue como o mais rápido da história

O número representa avanço de 11 pontos percentuais sobre os 60% de uma semana atrás. De acordo com levantamento da consultoria AgRural, o clima favorável nas principais regiões produtoras tem favorecido a safra atual

soja
Foto: Arquivo/Agência Brasil

A área de 35,8 milhões de hectares estimada para a soja na safra brasileira 2018/2019 estava 71% plantada até esta quinta-feira, dia 8, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número representa avanço de 11 pontos percentuais sobre os 60% de uma semana atrás e garante à atual temporada o posto de plantio mais rápido da história. Um ano atrás, 57% da área brasileira de soja estava semeada. A média de cinco anos é de 54%.

Mato Grosso

Com 96% de sua área já plantada, Mato Grosso também tem ritmo recorde e segue na dianteira entre os estados, com boa vantagem sobre os 79% de um ano atrás. As chuvas estão favoráveis e as lavouras se desenvolvem bem. Em Nova Mutum, no médio-norte, a expectativa é de que as primeiras áreas sejam colhidas na semana de 20/dez.

Mato Grosso do Sul e Goiás

Em Mato Grosso do Sul, 93% da área está plantada, com ligeira vantagem sobre os 91% de um ano atrás. O tempo mais firme depois do excesso de chuva de outubro está favorecendo a reta final do plantio. Em Goiás, 88% da área estimada recebeu sementes até quinta-feira, contra 53% há um ano e 60% na média de cinco anos. No sudoeste, os trabalhos estão praticamente finalizados e os produtores estão otimistas com o início da safra.

Paraná

No Paraná, os produtores aproveitam o clima favorável para tentar compensar o atraso causado pela chuva em outubro. Até o último dia 8, 79% da área de soja estava semeada no estado, pouca coisa atrás dos 80% do ano passado. No oeste, a semana com sol e boa luminosidade chegou em boa hora para o desenvolvimento da soja.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina

No Rio Grande do Sul , o plantio da soja chegou a 39% e está à frente dos 31% do ano passado. As chuvas deram uma trégua e permitiram o avanço das máquinas, mas a umidade alta herdada da semana passada tem resultado em tombamento e pode haver replantio em alguns pontos.

Também pode ocorrer replantio pontual na região de Campos Novos, em Santa Catarina, devido às chuvas da semana passada, que levaram embora as sementes de áreas recém-plantadas. Até quinta (08), 40% da área catarisense estava semeada, contra 44% há um ano.

Matopiba 

Apesar de irregulares, as chuvas têm garantido umidade suficiente para o plantio no Matopiba, que segue adiantado e chegou a 29% da área no Maranhão e no Tocantins, 18% no Piauí e 36% na Bahia. No resto do país, a área de soja está 93% plantada em São Paulo, 77% em Minas Gerais, 18% no Pará e 85% em Rondônia.

Milho

O plantio do milho verão 2018/2019 chegou  a 82% da área estimada para o Centro-Sul do país, também nesta última quinta-feira. O número representa avanço de 17 pontos em uma semana e está bem à frente dos 55% do ano passado e dos 63% da média de cinco anos. Com os trabalhos praticamente finalizados no Sul do país, com 98%, apenas o Paraná ainda está plantando na região, o ritmo agora é puxado pelo rápido avanço de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, que já plantaram 79%, 67% e 60% de suas áreas.