Soja

Plantio de soja avança no Brasil para 35%, mas ritmo segue abaixo da última safra

De acordo com a AgRural, o destaque foi Mato Grosso. Com melhora gradativa da umidade do solo desde o início do mês, o estado acelerou as plantadeira

soja eua
Foto: Flávia Evangelista

A área estimada para o plantio de soja na safra 2019/2020 do Brasil atingiu 35% nesta última semana, de acordo com levantamento semanal da consultoria AgRural. O número representa avanço de 14 pontos em uma semana, fica atrás dos 46% do mesmo período do ano passado, quando o plantio foi o mais rápido da história, mas supera os 31% da média de cinco anos.

O destaque da semana foi Mato Grosso. Com melhora gradativa da umidade do solo desde o início do mês, o estado acelerou as plantadeiras ainda mais na semana passada, fazendo a área já semeada com soja saltar de 47% para 72%. Isso significa que, em apenas sete dias, os mato-grossenses plantaram cerca de 2,4 milhões de hectares. 

Paraná

No Paraná, o plantio passou de 33% para 46% da área. Apesar do bom avanço na semana, ainda há atraso em relação ao ano passado e à média de cinco anos. De acordo com a consultoria, esses 46% representam o índice de plantio mais baixo para esta época do ano no estado desde 2014. 

Mas já não é tão ruim como na semana precedente, quando os 33% semeados eram o menor índice desde 2011.

As chuvas da semana passada chegaram em boa hora e amenizaram a falta de umidade no Paraná. Aliados à previsão de mais chuva para a virada do mês, os volumes deram ritmo ao plantio nas principais regiões produtoras do estado. No oeste, que um ano atrás já havia praticamente encerrado a semeadura, e onde a preocupação é com a janela da safrinha de milho no início de 2020, o plantio saltou de 60% para 83%. 

‘O problema é que precisa chover mais e as previsões para a virada do mês mudaram. Agora, elas mostram precipitações mais ao sul do que o inicialmente previsto. Os produtores paranaenses aguardam novas chuvas para avaliar melhor o tamanho da área que precisará ser replantada após semanas de tempo seco e quente’, afirmou a empresa em nota. 

Mato Grosso do Sul

As chuvas também vieram em boa hora para as áreas que já estavam sofrendo com a estiagem em Mato Grosso do Sul, onde o plantio está feito em 29% da área. Apesar do bom avanço na semana, o atraso ainda é grande e os produtores seguem cautelosos, já que as temperaturas estão altas e os mapas de previsão não mostram muita chuva.

Demais regiões

No resto do país, destaque para Goiás, onde o plantio avançou bem na semana, chegando a 31% da área. No Rio Grande do Sul, que já plantou 5%, os produtores poderiam ter avançado mais. Mas eles estão cautelosos devido à possibilidade de excesso de umidade, já que o solo tem boas reservas e há novas chuvas na previsão. No Matopiba, o plantio ainda é tímido e restrito a lavouras de pivô e a áreas onde já choveu.

Nova call to action