Soja

Grãos: porto de Paranaguá deve movimentar mais de 7,5 mi de toneladas

A movimentação vinda do Sudeste e do Centro-Oeste rumo aos terminais também vai aumentar o fluxo de caminhões a partir desta semana

Foto: Arquivo / SECS

O porto de Paranaguá deve movimentar 7,5 milhões de toneladas de grãos nos próximos três meses, segundo estimativa Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Desse total, cerca de 4,7 milhões de toneladas devem ser de soja em grão. O montante será escoado por dez terminais privados e 11 públicos.

Desde o início do ano, foram embarcadas mais de 2,7 milhões de toneladas de soja, milho e farelo de soja, em 47 navios – 27 com soja, segundo informa a Appa, em nota. Até 10 de março, outros oito navios devem chegar ao porto paranaense para carregar soja, farelo de soja e milho.

A movimentação de grãos da safra 2018/2019, do Sudeste e do Centro-Oeste, rumo à Paranaguá vai aumentar também o fluxo de caminhões a partir desta semana. O pátio de triagem do porto, por onde circulam normalmente mil veículos por dia, já recebe 1,7 mil caminhões e o número que pode chegar a 2.000 veículos no início de março, conforme a autoridade portuária.

Da soja exportada pelo porto de Paranaguá, 72% é produzida no Paraná, 10% vem de Mato Grosso, 9% de Goiás, 3% de Mato Grosso Sul e em torno de 2% provêm de Santa Catarina, São Paulo e outros estados.

O chefe da divisão de Silo da Appa, Gilmar Francener, atribui a agilidade do embarque de grãos nas embarcações ao fato de que um conjunto de terminais trabalham em conjunto.

No modelo adotado no porto paranaense, a carga pode ser embarcada simultaneamente nos três berços de atracação exclusivos para granéis (212, 213 e 214) e um mesmo navio pode receber mercadoria de diferentes produtores – inclusive dos pequenos.

Porto de Santos recebe maior navio de fertilizantes de sua história