Soja

MT: volume de soja processada atinge recorde em julho

Com quebra de safra da Argentina, a demanda por farelo aumentou nos últimos três meses

colheitadeira de soja
Foto: Camila Domingues

O volume de soja processada em julho atingiu o maior patamar da série histórica para o período, segundo dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). No mês, foram esmagados 835 mil toneladas da oleaginosa no estado.

De acordo com a entidade, este é um período normal de alta dos trabalhos das indústrias, devido ao momento pós-safra. Além disso, com a quebra de safra da Argentina, a demanda por farelo aumentou nos últimos três meses. Entre maio e julho, os embarques saíram de 1,47 milhões de toneladas em 2017 para 1,68 milhões de toneladas neste ano.

Apesar dessa alta em julho, quando comparado ao mês anterior, o cenário é diferente, com redução de 8,8%. Isso acontece, principalmente, a algumas paralisações pontuais para manutenção das fábricas.

Outro ponto a ser destacado é a redução no preço dos subprodutos, que recuou 1,6% na comparação com o mês anterior, reflexo da pressão do mercado internacional, deixando a margem bruta de esmagamento mensal em R$ 378,66 por tonelada.