Soja

Estiagem: governo estuda criar linha de crédito para sojicultores atingidos

A ministra da Agricultura pede tempo para equipes dos bancos públicos se organizarem, mas reconhece a importância da soja para exportação e consumo interno

dinheiro seguro rural
Foto: Pixabay

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta quinta-feira, dia 17, que há uma conversa com o Banco Central e o Banco do Brasil sobre uma linha de crédito para produtores de soja que foram afetados pela estiagem. “Só que as equipes são muitas novas ainda. Tem que ter um pouco de paciência, pois as coisas estão se encaminhando”, falou com exclusividade ao Canal Rural.

Segundo a ministra, as quebras — estimadas em 10% — não são generalizadas, mas o governo está estudando o que pode ser feito. “O Brasil é grande exportador e consumidor de soja, porque temos uma indústria de carnes que também usa muito. Veremos como vamos conduzir isso”, declarou.

Sem tempo para desânimo

Em seu depoimento, a ministra disse que recebeu boas notícias sobre a quebra de safra. “O pessoal da Coopavel veio me convidar para ir à exposição, em fevereiro, dizendo que houve quebra, mas o setor tem que estar otimista’”, contou.

Estiagem: Aprosoja pede ao governo prorrogação de dívidas de produtores