Soja

Colheita da soja ganha ritmo e alcança 75% da área no Brasil

Com os trabalhos praticamente encerrados no Centro-Oeste, Sudeste e Paraná, a ação se concentra no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Matopiba

A colheita da safra 2018/2019 de soja chegou na última quinta-feira, dia 28, a 75% da área no Brasil, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número representa avanço de oito pontos percentuais em uma semana e supera os 71% de um ano. Na média dos últimos cinco anos, os trabalhos de campo atingiam 70%. Com os trabalhos praticamente encerrados no Centro-Oeste e no Sudeste, e entrando na reta final no Paraná, a ação agora se concentra no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Matopiba.

Sem chuva no Sul

O tempo mais seco desta semana permitiu que as colheitadeiras avançassem mais rapidamente no Sul do país. No Paraná, onde nas duas últimas semanas o percentual colhido havia ficado atrás dos valores do ano passado, os trabalhos retomaram o fôlego e chegaram a 81% da área. O avanço também foi bom em Santa Catarina, onde 49% da área está colhida. Mas quem de fato colheu muita soja nesta semana foi o Rio Grande do Sul, cujo percentual colhido saltou de 7% para 25%.

Grandes volumes no Matopiba

Na região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba), as chuvas que estavam previstas para o fim de março se confirmaram e dificultaram o avanço da colheita em algumas áreas. Mas, com receio de problemas na qualidade, a maioria dos produtores colheu nos intervalos das chuvas, mesmo com alta umidade nos grãos e casos isolados de grão avariado. Na quinta-feira a colheita estava feita em 75% da área no Tocantins, 60% no Maranhão e 38% na Bahia e no Piauí.

Produção

Em março, a AgRural fez um leve ajuste para cima em sua estimativa de produção de soja na safra 2018/2019 do Brasil, que passou de 112,5 milhões para 112,9 milhões de toneladas. A expectativa inicial, antes da onda de tempo quente e seco de dezembro e janeiro, era de 121,4 milhões de toneladas.

Semana será marcada por muitas chuvas nas áreas de soja