Soja

Colheita de soja chega a 13%; expectativa é de novo corte na produção

De acordo com levantamento realizado pela consultoria AgRural, a queda na produção está relacionada ao impacto negativo das chuvas irregulares e das altas temperaturas

soja
Foto: Ministério da Agricultura

O ritmo da colheita da safra 2018/2019 de soja continuou acelerado nesta semana. o último levantamento da consultoria AgRural mostra que até quinta-feira, 24, o Brasil havia colhido 13% da área cultivada com o grão, contra 6% na quinta anterior, 4% no mesmo período do ano passado e 3% na média de cinco anos. Mato Grosso lidera, com 29%, seguido por Paraná com 18%, Goiás, 14% e Rondônia com 11%.

Em outros estados, a colheita chegou a 8% em Mato Grosso do Sul, 6% em São Paulo e Minas Gerais e 1% na Bahia.

Produção menor

Além do ritmo forte das colheitadeiras, chama a atenção o impacto negativo das chuvas irregulares e das temperaturas altas de janeiro sobre o desenvolvimento das lavouras de diversos estados. Isso deve levar a um novo corte na estimativa de produção, que será revisada pela AgRural na primeira semana de fevereiro.

No último dia 9, a produção de soja 2018/2019 do Brasil já havia sido reduzida pela consultoria em 4,5 milhões de toneladas, para 116,9 milhões, devido ao impacto do tempo quente e seco de dezembro sobre as lavouras precoces, especialmente no Paraná e em Mato Grosso do Sul.