Soja

Colheita da soja atinge 92% da área no Brasil, aponta AgRural

De acordo com a consultoria, na semana passada 88% da área estava colhida, 91% um ano atrás e também 91% na média de cinco anos

colheitadeira despejando soja
Foto: Madson Maranhão / Governo do Tocantins

A colheita da safra 2018/2019 de soja chegou na última quinta-feira, dia 18, a 92% da área cultivada no Brasil, ante 88% na semana passada, 91% um ano atrás e também 91% na média de cinco anos. Os dados fazem parte do levantamento realizado pela consultoria AgRural. Os trabalhos seguem concentrados nas áreas mais tardias do Sul e do Norte/Nordeste do país.

No Rio Grande do Sul, as chuvas registradas nesta semana deixaram o ritmo um pouco mais lento, mas as produtividades seguem agradando. No Matopiba, o tempo mais firme desta semana favoreceu o avanço das colheitadeiras.

Segundo a consultoria, nesta reta final, a preocupação dos produtores da região é com áreas que receberam muita chuva no início de abril, quando estavam entrando em maturação. O receio é de que, agora, na colheita dessas áreas, surjam problemas de qualidade causados por aquelas precipitações.

Produção

No início de abril, a AgRural elevou sua estimativa de produção de soja na safra 2018/2019 do Brasil de 112,9 milhões para 114,6 milhões de toneladas, devido à melhora das condições climáticas em fevereiro e março.

Mesmo assim, a produção é inferior ao potencial de 121,4 milhões de toneladas devido ao tempo quente e seco de dezembro e janeiro, que prejudicou o enchimento de grãos em áreas plantadas mais cedo. A estimativa de produção passará por uma nova revisão na primeira quinzena de maio.

CCJ retoma nesta terça análise do parecer da reforma da Previdência