Soja

Chuva nos EUA: atraso no plantio de milho deve fazer área de soja aumentar

De acordo com o USDA, a semeadura do milho atingiu 23% da área, contra 36% no ano passado e 46% na média dos últimos cinco anos

Previsão do tempo, EUA
Previsão de chuvas no cinturão dos EUA agrícola entre 07/05 a 13/05 – Fonte: AgResource

O plantio de soja e milho nos Estados Unidos continua atrasado. De acordo com relatório do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) divulgado nesta segunda-feira, dia 6, apenas 6% da área de soja foi semeada, contra 14% no ano passado e na média dos últimos cinco anos.

Para o milho, a área plantada foi estimada em 23%, contra 36% no ano passado e 46% na média dos últimos cinco anos.

O analista de mercado da consultoria AgResource Tarso Veloso explica que o tempo no país continua excessivamente úmidas, o que tem prejudicado os trabalhos de campo dos produtores norte-americanos. A expectativa é que para a próxima semana o plantio atinja apenas 30% para o milho, contra 64% na média dos últimos anos.

“O problema nem é lavoura destruída, mas sim a janela de plantio se fechando. O milho geralmente tem até o final de junho, dependendo de cada estado obviamente”, comentou.

Para a soja, a situação é mais tranquila, comenta. Isso porque a oleaginosa pode ser semeada mais tarde, com janela ideal de plantio mais extensa, indo até meados de julho. “Portanto um atraso imenso no plantio reduz a área de milho e pode, potencialmente, aumentar a de soja”, ressalta.

Previsão do tempo

Enchente de rios. EUA
Perspectiva de inundação de rios nos EUA – Fonte: NOAA

A AgResouce informa que a expectativa é de mais chuvas para o cinturão agrícola dos EUA. Em alguns casos, há projeção de chuvas de até 65 milímetros em alguns estados produtores até a próxima segunda-feira, dia 13. O NOAA, órgão climático do país, também prevê aumento significativo na inundação de rios na próxima semana.