Soja

Chuva atrasa colheita no Paraná; região norte já tem soja avariada

Segundo a consultoria AgRural, há relatos de excesso de umidade em lotes do grão recém-colhidos

colheita, soja, chuva
Foto: Cely Trevisan/ Prefeitura de Gaúcha do Norte-MT

A colheita da safra de soja 2018/2019 atingiu 67% da área cultivada no Brasil na última quinta-feira, dia 21. De acordo com a consultoria AgRural, os trabalhos de campo ainda seguem adiantados, já que no mesmo período do ano passado a colheita estava em 65% e na média dos últimos cinco anos, em 63%.

Apesar de mais adiantado, o ritmo da colheita diminuiu nas últimas semanas. “Os trabalhos avançam em ritmo mais lento já há algumas semanas por causa das chuvas que caem em boa parte do país”, avaliou a consultoria.

A AgRural ressalta que Mato Grosso é o estado com a colheita mais avançada – com 99% da área colhida, onde os trabalhos já estão praticamente encerrados. Em Mato Grosso do Sul, onde a colheita alcançou 98% da área cultivada, a situação é parecida. Rondônia (95%), São Paulo (94%) e Goiás (92%) também estão com a colheita próxima do fim.

Em contrapartida, o Paraná está atrasado em relação ao ano passado por causa das chuvas. Na última quinta-feira, 72% da área estava colhida.

“Há relatos de excesso de umidade em lotes recém-colhidos e casos pontuais de grãos avariados no norte do estado, onde a colheita já está entrando na reta final. No Sul, onde a colheita é mais tardia, ainda não há queixas de perda qualidade”, disse a AgRural.

Nova call to action

A estimativa atual da entidade para a produção de soja na safra 2018/2019 é de 112,9 milhões de toneladas, 8,5 milhões de toneladas a menos do que poderia ser produzido se não fosse o tempo quente e seco em dezembro e janeiro, que afetou principalmente os estados do Paraná e de Mato Grosso do Sul. A próxima revisão será feita na primeira quinzena de abril, com foco nos estados do Matopiba e do Rio Grande do Sul, que têm calendário mais tardio.

Lavouras de soja ficam submersas após tempestade