Agricultura

Conab distribui sementes de milho e feijão a agricultores familiares

Serão contemplados 1.500 produtores do leste e nordeste de Goiás, que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno

Grãos de milho na mão de produtor rural, em Querência, Mato Grosso
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começou a distribuir 29.220 kg de sementes de milho e feijão a 1.500 agricultores familiares, em municípios das regiões leste e nordeste de Goiás, que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

O produto foi adquirido pela Conab na modalidade Aquisição de Sementes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A primeira entrega foi feita durante o lançamento do programa “Agro é Social” do governo de Goiás, realizado na última terça-feira, 5.

O orçamento gasto na aquisição foi de R$ 272 mil e partiu de uma demanda da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa). A operação foi por meio de uma compra direta junto à associação de produtores familiares Agrobio, localizada no município de Catalão (GO), que beneficiou também o grupo de agricultores familiares que produziu as sementes.

Além dos itens distribuídos por demanda da Seapa, também serão atendidos, via Conab, até o final do mês, agricultores familiares dentro da atuação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri).

Para o ano de 2019, está prevista a doação de mais de 70 mil quilos de sementes na região, entre milho, feijão e diversas hortaliças, o que beneficiará cerca de 2.600 produtores familiares de Goiás e do Distrito Federal.

Todas as sementes adquiridas são fiscalizadas, possuem registro e são testadas em relação à qualidade, sendo esse um fator de contribuição importante para o sucesso das lavouras.