Agricultura

Safra brasileira de grãos pode crescer até 4,5%, afirma Conab

Estimativa do órgão é que produção nacional alcance 238,3 milhões de toneladas

milho
Foto: Ministério da Agricultura

A safra brasileira de grãos 2018/2019 deve ficar entre 233,7 e 238,3 milhões de toneladas, com uma variação de 2,5% a 4,7% a mais do que registrado no ciclo anterior. os dados fazem parte do segundo levantamento realizado pela Companhia  Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quinta-feira, dia 8.

O relatório também trouxe a perspectiva que a produção de soja pode ser no máximo igual a do ano anterior, ou seja, na casa de 119,2 milhões de toneladas. No primeiro documento divulgado em outubro a entidade previa uma produção máxima de 119,4 milhões de toneladas.

Milho

A safra de milho total deve registrar uma colheita entre 90 e 91 milhões de toneladas, segundo a Conab, ocupando uma área que pode ser de 16,7 chegando até a 16,8 mil hectares. A primeira safra do grão também encontra um clima adequado. A área plantada em Minas Gerais, na época do levantamento, chegava a cerca de 45% da área total prevista e no Rio Grande do Sul a 70,4%.

Algodão

O algodão segue com o mercado favorável, impulsionando a elevação de área em relação à safra passada, podendo chegar a 1,4 milhão de hectares. O resultado imediato é o aumento da produção, com uma colheita que poderá ser 16,7% superior, chegando a 2,3 milhões de toneladas.

Feijão

O feijão apresentou uma diminuição no movimento de queda da área e produção, se comparado com o último levantamento divulgado. Essa leve recuperação deve-se à maior intenção de plantio do feijão-caupi na primeira safra, principalmente no estado da Bahia.

Já as culturas de inverno ainda estão em colheita. Destaque para o trigo, que tende a apresentar um melhor desempenho na safra deste ano, mesmo com as adversidades climáticas registradas nas principais regiões produtoras.