Agricultura

Ministério da Agricultura lança programa Brasil Mais Cooperativo

De acordo com secretário da pasta, Fernando Schwanke, o objetivo é beneficiar cerca de 1.600 cooperativas

cooperativismo, cooperativas
Foto: divulgação

O Ministério da Agricultura lançou nesta quinta-feira, dia 4, o programa Brasil Mais Cooperativo. Segundo a pasta, foi assinada uma portaria que amplia o acesso das cooperativas à emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e uma proposta de decreto que cria o Selo Biocombustível Social.

O objetivo é beneficiar cerca de 1,6 mil cooperativas. “As cooperativas são grandes parceiras da agricultura familiar e nós vamos utilizar esse sistema para potencializá-la”, disse, em nota, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke.

Organizados cooperativamente, pequenos e médios agricultores passam a ter maiores vantagens em termos de escala de produção, redução de custos, logística, facilidade de acesso a insumos e tecnologias de produção”, afirmou.

Selo

O decreto encaminhado para a Casa Civil propõe mudança do nome do Selo Combustível Social, que passa a ser Selo Biocombustível Social. “Essa alteração permitirá que cooperativas agropecuárias que não detenham DAP Jurídica sejam habilitadas para comercializar matéria prima da agricultura familiar com as empresas produtoras de biodiesel”, disse a pasta.