Agricultura

Plantio de soja nos Estados Unidos chega a 19%, contra 53% no ano passado

Segundo a consultoria ARC Mercosul, previsão é de continuidade das chuvas no cinturão agrícola nos próximos dias; semeadura é a mais atrasada em 20 anos

Plantio EUA, Estados Unidos
Plantio de milho em Iowa Foto: Dale Portz/ Arquivo pessoal

O plantio de soja nos Estados Unidos segue atrasado na comparação com o mesmo período do ano passado e na média dos últimos cinco anos. De acordo com relatório divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) nesta segunda-feira, os trabalhos de campo no país atingiram 19%, contra 9% na semana anterior. Em igual período do ano passado, a semeadura era de 53%. A média é de 47%.

A consultoria ARC Mercosul ressalta que esta é a semeadura mais atrasada em 20 anos. O analista da empresa Tarso Veloso explica que as fortes chuvas mudaram os rumos da safra. “Não está dando nem para falar em plantio, porque não estamos nem conseguindo plantar nos Estados Unidos. Segundo alguns produtores, essa é a primeira vez em 20 anos que o fim do mês de maio se aproxima e o plantio está praticamente zerado nas propriedades, principalmente no coração do cinturão agrícola”, comenta.

Para o milho a situação é semelhante. Segundo o USDA, a semeadura do cereal alcançou 49%, contra 30% na semana anterior. No mesmo período do ano passado, o plantio estava em 78% e na média dos últimos cinco anos, 80%.

Previsão do tempo

A previsão, segundo a consultoria, é de continuidade das chuvas no Meio-Oeste dos Estados Unidos nos próximos dias, o que deverá atrasar ainda mais os trabalhos.

“As chuvas continuam até junho, quando a janela de plantio praticamente se encerra, então se esse cenário continuar até lá, muitos produtores vão preferir não plantar e receber o seguro de plantio, e já quem resolver arriscar sabe que a possibilidade de perda de produtividade é imensa, podendo chegar entre 15% a 20%”, alertou Veloso.

Nova call to action