Agricultura

PIB da agropecuária no 2º tri supera expectativa, mas é frustrante, diz CNA

Coordenador do núcleo econômico atribui o resultado à base de comparação mais baixa no mesmo período do ano passado, quando houve a greve dos caminhoneiros

crescimento no PIB, dinheiro, desenvolvimento, mercado brasileiro, plano safra
Foto: Canal Rural

O coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Renato Conchon, considerou que a alta de 0,4% no Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária brasileira no segundo trimestre de 2019 sobre igual período de 2018 supera as expectativas. Mas, segundo ele, o desempenho setorial ainda é frustrante. “Esperávamos aumento em torno de 0,2% a 0,3%; o resultado é importante, mas ainda é frustrante. O mercado aguarda o aumento na confiança e, para ter confiança, é preciso passar pelas reformas”, disse. “E as reformas não vão resolver sozinhas, é preciso melhorar o ambiente”, complementa.

Conchon atribuiu a alta do PIB da agropecuária entre os segundos trimestres de 2018 e 2019 à base de comparação mais baixa no período do ano passado, quando houve a greve dos caminhoneiros, e ao aumento da produtividade e produção de lavouras, principalmente do milho e algodão.

“A pecuária, como destacou o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], principalmente a bovina, também ajudou e é um indicador antecedente bom para a melhora da economia”, afirmou.

Já a queda de 0,4% no PIB da agropecuária no segundo trimestre sobre o primeiro trimestre de 2019 é normal, segundo Conchon, e fruto da sazonalidade das lavouras.

O coordenador da CNA destacou também o crescimento de 5,2% no PIB da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) no segundo trimestre na comparação anual e de 3,2% sobre o primeiro trimestre do ano, sinal que os investimentos estão voltando. “Esperamos que seja o começo de uma melhora significativa”.

Após o desempenho do segundo trimestre, a CNA mantém a expectativa de um crescimento de 1% no PIB do País em 2019 e de 0,8% para o desempenho da agropecuária, mas com viés de alta para o setor.