Agricultura

PIB do agronegócio cresceu 0,64% de janeiro a julho, dizem CNA e Cepea

Segundo as entidades, o resultado foi puxado principalmente pelo segmento de insumos, com alta de 7,88% nos primeiros sete meses do ano

plantinhas com dinheiro, seguro, crédito rural, pronaf, orçamento
A pecuária puxou o resultado do PIB para cima, com crescimento de 7,04% neste período. Foto: Pixabay

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 0,64% no acumulado de janeiro a julho de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O resultado foi impulsionado principalmente pelo segmento de insumos, com alta de 7,88% nos primeiros sete meses do ano. Agroindústria e serviços registraram expansão de 1,6% e 1,18%, respectivamente.

O PIB da atividade primária (dentro da porteira) foi o único que recuou (-2,99%), “pressionado por maiores custos de produção e menores preços de seus produtos”, explicam as entidades.

A pecuária puxou o resultado do PIB para cima, com crescimento de 7,04% de janeiro a julho, com desempenho positivo em todos os elos da cadeia produtiva. Destaque para o segmento primário, com alta de 10,96%. “Embora o segmento primário da pecuária também siga pressionado por elevados custos de produção, a alta dos preços dos seus produtos, aliada a um maior volume de produção, tem garantido expansão de 10,96% nos primeiros 7 meses do ano”, explica o estudo técnico.

Na agricultura, o resultado do PIB ficou negativo em 1,75% no acumulado deste ano. Apenas os insumos apresentaram resultado positivo, em razão do momento favorável para as indústrias de fertilizantes e defensivos.

Nova call to action