Agricultura

Orgânicos: Brasil e Chile fecham parceria para fortalecer produções

Está previsto que países vão atuar conjuntamente na fiscalização, melhorar bases de dados e regulamentos. Assinatura ocorreu durante reunião na Argentina

Foto: Fábio Santos/Canal Rural

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Chile — Blairo Maggi e Antonio Prieto, respectivamente — assinaram um documento para promover ações que facilitem o comércio de produtos orgânicos entre os dois países. A parceria foi fechada nesta quarta. dia 20, durante reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), em Buenos Aires, na Argentina.

O texto assinado prevê colaboração mútua na fiscalização e controle dos produtos e políticas voltadas ao desenvolvimento da produção orgânica, além da melhoria das bases de dados e de normas e regulamentos que regem a atividade.

Esse é o primeiro reconhecimento mútuo de semelhanças nas normativas de produção orgânica negociado entre países da América do Sul, demonstrando compromisso com o desenvolvimento de economias sustentáveis, de acordo com o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do ministério brasileiro, Odilson Ribeiro e Silva.

A iniciativa, na avaliação do secretário, contribui para ampliar as exportações e agregar valor à produção agropecuária. “Os impactos sociais da assinatura são relevantes para ambos os países. Atualmente, apenas grandes produtores orgânicos alcançam mercados no exterior, pelo alto custo envolvido na certificação internacional. Com o sistema de reconhecimento mútuo, ambas legislações reconhecem a certificação de sistemas participativos de garantia, estimulando a inclusão de pequenos e médios produtores no mercado de exportação”, explicou o secretário.

A reunião do CAS seguirá até esta sexta-feira, dia 21, com a presença também dos demais ministros integrantes do conselho, da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. No encontro deve ser discutido levantamento solicitado pelo ministro Maggi da lista de produtos químicos (moléculas autorizadas em cada país e condições de uso) com o objetivo de harmonizar a regulamentação desse tema em toda a região.