BOM DESEMPENHO

Faturamento do mercado de orgânicos cresceu 20% em 2018

O segmento tem ganhado espaço no Brasil, aumentando sua área em 204 mil hectares nos últimos dez anos, totalizando 1,1 milhão de hectares

Foto: Fábio Santos/Canal Rural

O mercado brasileiro de orgânicos faturou no ano passado R$ 4 bilhões, resultado 20% maior do que o registrado em 2017, informa o Ministério da Agricultura. Os dados são do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), que reúne cerca de 60 empresas do setor.

O Brasil é apontado na pesquisa como líder desse mercado da América Latina. Contudo, quando se leva em consideração a extensão de terra destinada à agricultura orgânica, o país fica em terceiro lugar na região, depois da Argentina e do Uruguai, e em 12º no mundo.

Na América Latina, a produção se estende por oito milhões de hectares, o que corresponde a 11% da área mundial destinada aos orgânicos. Em extensão de terra, o Brasil cresceu mais de 204 mil hectares em dez anos, atingindo, em 2017, de 1,1 milhão de hectares.

Mercado Global

O mercado global de orgânicos, sob a liderança dos Estados Unidos, Alemanha, França e China, movimentou o volume recorde de US$ 97 bilhões, em 2017. O balanço é da Federação Internacional de Movimentos da Agricultura Orgânica (Ifoam).

De acordo com a federação internacional, estão identificados cerca de 3 milhões de produtores orgânicos em um universo de 181 países. A agricultura orgânica cresceu em todos os continentes atingindo área recorde de cerca de 70 milhões de hectares

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


6 comentário em “Faturamento do mercado de orgânicos cresceu 20% em 2018

      1. Atualmente se fala mais em agofloresta e permacultura. Pode parecer mais trabalhoso inicialmente, mas ao longo do tempo ganha-se muito com a prática! Busque informações com Ernst Gotsch e Peter Weber. Pioneiros no Brasil.

  1. Possuo um terreno de 2.800m², o terreno apesar de ser semiplano (desnível de 5 metros em sua extensão) e em local alto, e por ter diversas nascentes em um raio de 2Km, possui um solo com grande concentração de água. Pergunto. O que seria interessante para cultivar dentre os produtos orgânicos mais comercializados?

css.php
Assine grátis a melhor newsletter sobre agronegócios do Brasil