Operação federal investiga exportadoras do agronegócio

Empresas que vendiam pimenta-do-reino e cravo-da-índia são supeitas de omitir lucros obtidos nas operações de comércio exterior e ocultar beneficiários

Fonte: Agência Brasil

A receita federal,  a polícia federal e o Ministério Público Federal deflagraram nesta sexta, dia 11, a Operação Pepper para investigar um grupo econômico suspeito de ter sido criado para cometer fraudes fiscais e aduaneiras. Como resultado da ação, os suspeitos devem arcar com o pagamento de tributos e multas no valor de cerca de R$ 400 milhões, além da retirada do mercado dessas empresas criadas apenas para fraudar a economia.
 
Segundo a Receita Federal, relatórios emitidos pelo órgão apontaram que um conjunto de empresas foi constituído com o objetivo de omitir os lucros obtidos nas operações de comércio exterior, fraudar execuções fiscais e blindar seus patrimônios por meio de simulação de preços no comércio de commodities e da ocultação da identidade de interessados.
 
Entre os investigados estão empresas exportadoras de pimenta-do-reino e cravo-da-índia das cidades paraenses de Castanhal e Santa Izabel do Pará. Elas realizavam operações comerciais para impedir a identificação da origem e do destino dos recursos financeiros aplicados na atividade.
 
Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Castanhal (PA), Campinas (SP) e Vinhedo (SP). Doze auditores-fiscais e oito analistas-tributários da Receita Federal participam da ação, além de 27 policiais federais.