Agricultura

Não foi o governo Bolsonaro que desmatou a Amazônia, diz Tereza Cristina

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, A ministra da Agricultura disse que existem exageros no debate sobre o desmatamento

Tereza Cristina, congresso do agronegócio Abag B3
Foto: Gerardo Lazzari/divulgação

Em meio à repercussão internacional ao discurso do governo na área ambiental, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, saiu em defesa do presidente da República e disse que não foi o governo Bolsonaro que devastou a Amazônia. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Tereza disse que existem exageros no debate sobre o desmatamento.

A ministra explicou que “tem um monte de confusão de dados sobre desmatamento que cada um usa como quer’.  Segundo ela ainda acrescentou que “se a realidade não é boa, temos que perseguir para ela ficar melhor. O que pode ser legalizado, vamos legalizar, e o que não pode, vamos punir. Ninguém pode estar fora da lei”, afirma. 

A Ministra também disse que o setor do agronegócio no Brasil está dividido em relação à retórica ambiental da gestão Bolsonaro. Ao jornal, ela admitiu que é preciso discutir o tema dentro do governo e que vai conversar com o presidente sobre o assunto. 

Em sua próxima viagem para a Europa, prevista para o fim de setembro, Tereza declarou que espera esclarecer que o produtor rural não é o responsável pelo aumento do desmatamento na Amazônia. Ela defende que o Brasil tem que mostrar os pontos positivos que ficam camuflados com esse discurso. 

 “A Amazônia tem que ser preservada? É e vai ser preservada. temos problemas? Claro, mas precisamos esclarecer o que é Amazônia legal, o que é bioma Amazônico e o que é bacia hidrográfica”, enfatizou. 

Nova call to action